CROSSOVER

Para encerrar vamos listar alguns "CROSSOVER" misturaram tudo, Hqs, cinema, música e artes plásticas, etc.

FILMES QUE VIRARAM HQ

O Massacre da Serra Elétrica

Sinopse: Levemente baseado em fatos reais, conta a história de um grupo de jovens que, durante uma viagem de carro, acabam caindo no caminho de uma família de pessoas insanas, cujo filho utiliza uma serra elétrica para matar as pessoas, tratando-as como carne animal.

Após o grande sucesso do filme, de 1974, que mais mais tarde gerou as continuações, e o surgimento de um novo modelo de terror nos filmes americanos, em 2006 foi criada a primeira versão Hq das histórias de Latherface, diferente das Hqs que viraram filme, que reproduziam de forma mimética suas histórias para o cinema, O massacre da serra elétrica não se preocupa em recontar a história nas revistas e sim trazer outros medos aos leitores.






Star Wars

Logo após o lançamento do primeiro Guerra nas Estrelas, uma avalanche de produtos relacionados com a série foi lançado, como não poderia ser diferente os personagens de Star Wars foram transportados para os quadrinhos. O filme já possuía uma linguagem muito semelhante as Hqs, o que tornou sua transposição de fácil aceitação pelo público.






Matrix

Outro filme que na sua essência já possuía uma linguagem dos quadrinhos, diversas histórias que passam durante os hiatos dos filmes da série foram criadas para ajudar a compreender a complexa trama.







HQS QUE VIRARAM FILME E QUE VIRARAM DISCOS

Algumas Hqs que foram adaptados para o cinema, tiveram também o lançamento de albuns conceito, onde não se trata basicamente de uma trilha sonora, mas sim de um complemento ao filme.


Flash Gordon - Queen













Batman - Prince











I'm Breathless - Dick Tracy - Madonna







AS HQS VIRARAM PINTURAS

O artista plástico Alex Ross levou os super-heróis do cinema para as telas de pintura, suas pinturas foram captadas em varias Hqs, além de serem usadas como publicidade. Alex deu sua participação na abertura do filme Homem-Aranha 2.














Batman Dead End

Curta metragem, não oficial, que foi lançado no ano de 2003, que muitos dizem ser a melhor adaptação das Hqs do Batman para o cinema. O curta faz um crossover de personagens das revistas, Batman e Coringa, com os personagens do cinema de ficção científica, como o Alien, e o Predador.





Transcritos-Watchmen


Watchmen - O Filme
(Watchmen, 2009)
» Direção: Zack Snyder
» Origem: Canadá/Estados Unidos/Reino Unido
» Duração: 163 minutos
Sinopse: Quando um dos seus antigos colegas é assassinado, o derrotado, mas nem um pouco menos determinado, vigilante mascarado Rorscharch, parte para descobrir o que seria um plano para matar e desacreditar todos os super-heróis do passado e do presente. Quando ele reestabelece a conexão com sua antiga legião de combatentes do crime – um confuso grupo de super-heróis aposentados, dos quais apenas um possui poderes verdadeiros – Rorschach percebe que existe uma conspiração abrangente e perturbadora com ligações com o passado que eles dividiram, e catastróficas conseqüências para o futuro.

Watchmen (1985), Hq escrita por Alan Moore, e desenhada por Dave Gibbons, trás um mundo pré-apocaliptico, defendido por heróis mascarados, que são na verdade foras da lei. Esta revista foi um do divisor de águas, pois deu as Hqs um patamar literário sendo reconhecida como uma das 40 melhores obras literárias de todos os tempos.

Zack Snyder, mesmo diretor de "300", usa de sua experiência para transpor Hqs para o cinema, novamente ele usa a revista como um storyboard, para preparar os planos do filme, e dos próprios textos dos quadrinhos para o roteiro.

Pelo fato da fama de Watchmen e por ter um diretor conceituado nessa transição literária, o filme foi muito aguardado pelos fãs, que o receberam de forma amena, mas com as novas mídias, como DVD, BLUE-RAY, que trazem diversos extras e versões do diretor, o filme tende a conquistar os fãns.











Transcritos-300


300
(300, 2007)
» Direção: Zack Snyder
» Origem: Estados Unidos» Duração: 117 minutos
Sinopse: Baseado na graphic novel de Frank Miller sobre a Batalha das Termópilas. Em 480 AC, o rei de Esparta, Leônidas, lidera 300 soldados contra a invasão do numeroso exército persa à Grécia.

Frank Miller, renomado escritor e desenista de quadrinhos, tem sua primeira grande obra com "O Incrível Homem-aranha", que o projetou para grandes projetos. Seus primeiros trabalhos com o cinema foram pela década de 90, adaptando suas histórias de Hq para o cinema.

A hisória dos 300 de Esparta já antes filmada pelo diretor Rudolph Maté, 1962, foi tema de Graphic Novel, escrita e desenhada por Frank miller, 1998, que mais tarde foi adaptado pra o cinema pelo diretor Zack Snyder, que usou quase de forma mimética a Hq, para transpor a mitológica batalha.

Snyder, usou a Hq como um storyboard para realização filme utilizando cenas e cores bem próximas da revista para ser bem fiel ao trabalho feito na Hq original, esse também usou de roteiro os próprios diálogos, o narrador personagem, difefrenciando-se apenas pela utilização de que cada quadro da revista seria um plano no filme.



300 de Frank Miller




300 de 2007





300 de Frank Miller


300 de 2007

Transcritos-Sin City

Sin City - A Cidade do Pecado
(Sin City, 2005)
» Roteiro: Frank Miller
» Gênero: Ação/Policial
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 126 minutos
Sinopse: Adaptação de três histórias de Frank Miller para as telas. Em uma fictícia Sin City, onde policiais são corruptos e as ruas se tornam arenas da morte, conheça a história de Marv (Mickey Rourke), um homem bastante melancólico que quer vingar a morte da única mulher que realmente amou na vida. Sua história se entrelaça com a de Hartigan (Bruce Willis), um policial que foi acusado de um crime que não cometeu, e a de Dwight (Clive Owen), um homem que vive para proteger Gail (Rosario Dawson) do maligno policial Jackie Boy.

Filme dirigido por Frank Miller, Robert Rodrigues, com participação do diretor Quentin Tarantino, que foi responsável pela direção de alguma cenas.
O filme foi baseado nas Hqs "A cidade do Pecado", "A Grande Matança" e "O Assassino Amarelo", escritas e desenhadas por Frank Miller, que adaptou sua obra junto com Robert Rodriguez para o cinema de forma fiel a revista, usando o preto e branco como fotografia, e os textos da Hq como roteiro, os quadros do livro foram usados como storyboards, ficando o resultado muito próximos aos desenhados na Hq.
Sin City iniciou mais uma opção de adaptação de Hqs para o cinema, vários projetos foram realizados após o sucesso de Sin City, outros estao em fase de produção, ou seja, não só de super-heróis vive as adaptações de Hqs nos cinemas.


Sin City, Hq de Frank Miller

Sin City, filme de Frank Miller


ADAPTAÇÕES-TRANSCRITOS


Essas adaptações levam para as telas a história em quadrinhos de forma literal, usando os textos da revista como roteiro e os desenhos como Storyboard. Esse tipo de adaptação geralmente é feita a partir de Hqs adultas, onde o visual já é realista. Dificilmente uma história em quadrinhos de Super-heróis terá esse tipo de adaptação, pois a linguagem dos desenhos da Hqs de heróis impede tal transcrição.

Nos últimos anos essas realizações estão em alta, levando inclusive realizadores de Hqs para trabalhar com cinema, como é o caso de Frank Miller, que participu da direção de Sin City, supervisionou a versão para os cinemas de 300, e dirigiu também o recém lançado The Spirit.
Essas versões agradam, geralmente, mais aos fans de quadrinhos que querem ver suas histórias favoritas transcritas literalmente para as telas, mas não possuem um apelo com o grande público não acostumado a linguagem cartunesca.








Filmes Analisados:

Sin City

300 de Esparta

Watchmen

Imitando-Hulk




Hulk
(The Hulk)
ano de lançamento ( EUA ) : 2003
direção: Ang Lee
atores: Eric Bana , Jennifer Connelly , Nick Nolte , Sam Elliott , Josh Lucas
duração: 02 hs 15 min
descrição
Após seus genes alterados sofrerem mudanças devido a um acidente envolvendo radiação gama, o cientista Bruce Banner passa a se transformar em um ser gigantesco que expressa seus demônios pessoais. Dirigido por Ang Lee (O Tigre e o Dragão) e com Eric Bana, Nick Nolte e Jennifer Connelly no elenco.

Hulk do diretor Ang Lee é um filme único, apesar de não ter tido uma boa recepção pelos fans ou pelo publico em geral, é um filme que foi projetado e realizado de uma forma para ser o mais próximo possível a uma revista de historia em quadrinhos.

Ang Lee e sua equipe de editores, montaram o filme de uma forma a mostrar na tela que aquilo era uma historia em quadrinhos, para isso dividiram literalmente a tela em quadros em alguns momentos, mostrando varias ações paralelas, muito comum nos quadrinhos (os enquanto isso).

O filme gerou uma sequência completamente readaptada, mais focada na famosa serie dos anos 70.




Cenas dos extras do DVD duplo do filme Hulk de Ang Lee

Imitando-Dick Tracy

Dick Tracy
(Dick Tracy)
ano de lançamento ( EUA ) : 1990
direção: Warren Beatty
atores: Warren Beatty , Al Pacino , Dustin Hoffman , Madonna , Charlie Korsmo
duração: 01 hs 45 min
descrição
O detetive Dick Tracy é alvo de um plano para eliminá-lo de uma vez por todas, ao mesmo tempo em que precisa enfrentar um novo vilão. Dirigido e estrelado por Warren Beatty (Reds) e com Al Pacino, Dustin Hoffman, Kathy Bates, James Caan e Madonna no elenco. Vencedor de 3 Oscars.

Em 1990 embalado com o sucesso de Batman, foi lançado Dick Tracy de Warren Beatty, nele foi criada uma atmosfera cartunesca, onde os cenários eram feitos por desenhos, a maquiagem pesada sobre os atores que os deixaram, muitas vezes, irreconhecíveis, e principalmente o uso das cores na fotografia, Beatty utilizou as cores primarias, azul, vermelho e amarelo, como base para toda a fotografia, isso para transcrever as cores utilizadas nas Hqs dos anos 30, onde o trabalho gráfico da época não possuía muita variação entre as cores.



O clima policial dos anos 30 foi mantido, alem dos "apetrechos" do herói, como o seu relógio telefone, hoje, algo completamente normal. Seu casaco e chapéu amarelos são a marca registrada do detive tanto no filme como nas Hqs. Os atores que interpretaram os vilões receberam uma forte maquiagem, deixando-os semelhante aos desenhos das revistas. Beatty preferiu não fazer o mesmo com o seu personagem, o que causou as únicas criticas sobre o projeto, pois a face do herói também era tão marcada quanto as dos vilões.

Seguindo a mesma tendência antes usada por Superman e depois por Batman, atores renomados foram escalados para essa produção, estão entre eles, Al Pacino, Dustin Hoffman, James Caan, alem do próprio Warren Beatty. O elenco também conta com a estrela Pop Madonna.

Dick Tracy tornou-se referencia nas adaptações de Hqs, principalmente pela sua caracterização cartunesca, com sua elogiada fotografia.







Abertura do filme Dick Tracy de 1990

Imitando-Batman(1966)




Batman, o Homem-Morcego
(Batman)
ano de lançamento ( EUA ) : 1966
direção: Leslie H. Martinson
atores: Adam West , Burt Ward , Lee Meriweather , Cesar Romero , Burgess Meredith
duração: 01 hs 44 min
descrição
Pinguim, Coringa, Charada e Mulher-Gato se unem para retirar de circulação de uma vez por todas a Dupla Dinâmica
. Com Adam West, Burt Ward, Cesar Romero e Burgess Meredith.

Batman, o Homem-Morcego de 1966, foi um filme feito para divulgar pelo mundo a serie de TV Batman de Willian Dozier. O filme, como a serie, tem um tom cômico e escarpista, onde nitidamente não deve-se levar o personagem a serio.

Hoje parece ridículo o personagem do Batman retratado no filme e na serie dos anos 60, mas devemos nos transportar para aquele tempo, onde os quadrinhos eram dessa forma, e principalmente a sociedade americana que estava no ápice do tempo "paz e amor". Então pensando dessa forma a caracterização do herói não se torna tão boba, e sim, na verdade uma ótima adaptação.

Batman de 1966, pode ser considerado uma adaptação onde seus realizadores tentaram imitar as paginas dos quadrinhos na telas, as cores berrantes, a fotografia sem sombras (os quadrinhos da época também eram dessa forma), o roteiro onde os personagens pensam alto, e principalmente as infames onomatopeias.

Esse Batman possui uma enorme importância para as adaptações, apesar do tom cômico, o filme e a serie trouxe a atencao aos quadrinhos de volta, e inaugurou a primeira onda da Bat-mania. Ate hoje o seriado 'e reprisado em algum Bat-canal.



Cenas do filme Batman de 1966


ADAPTAÇÕES-"IMITANDO"


Dentro das adaptacoes das Hqs para o cinema, temos algumas obras onde seus realizadores tentam passar para o espectador, na tela do cinema, a sensação de estar diante de uma revista em quadrinhos. Para isso, os cineastas utilizaram de alguns elementos oriundos
 das
 Hqs para dar esse clima ao espectador, seja as Onomatopeias, a divisão da tela em quadros, o uso de desenhos como cenário, ou o uso de cores primarias e estouradas. Tentar imitar uma Historia em Quadri
nhos em um filme 'e uma tarefa difícil, onde os cineastas acabam dando ao espectador alguma ideia, em algum momento, que tra
ta-se de uma historia que saiu de uma Hq. Os exemplos desse tipo de adaptação não são muitos, mas elementares, e ajudaram a construir a historia desse gênero.

Filmes analisados:

Batman (1966)

Dick Tracy (1990)

Hulk (2005)

Traduzidos-Batman Begins/O Cavaleiro das Trevas

Batman Begins
ano de lançamento ( EUA ) : 2005
direção: Christopher Nolan
atores: Christian Bale , Michael Caine , Liam Neeson , Morgan Freeman , Gary Oldman
duração: 02 hs 14 min
sinopse
Marcado pelo assassinato de seus pais quando ainda era criança, o milionário Bruce Wayne (Christian Bale) decide viajar pelo mundo em busca de encontrar meios que lhe permitam combater a injustiça e provocar medo em seus adversários. Após retornar a Gotham City, sua cidade-natal, ele idealiza seu alter-ego: Batman, um justiceiro mascarado que usa força, inteligência e um arsenal tecnológico para combater o crime.



Batman - O Cavaleiro das Trevas
(The Dark Knight)
ano de lançamento ( EUA ) : 2008
direção: Christopher Nolan
atores: Christian Bale , Michael Caine , Heath Ledger , Gary Oldman , Aaron Eckhart
duração: 02 hs 22 min
sinopse
Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.



Após o enorme e merecido fracasso de Batman & Robin de 1997, parecia que o homem morcego estava fora para sempre das telas do cinema, mas em 2004 iniciou-se as filmagens de um novo filme do Batman, escrito e dirigido por Christopher Nolan. O filme foi aguardado pelos fans com enorme espectativa, mas após a estreia de Batman Begins as espectativas foram correspondidas, enfim estava nas telas o Batman dos quadrinhos dos anos 80 e 90 do século passado, o Batman idealizado por Frank Miller e Alan Moore e depois continuado por vários artistas no passar dos anos.

Esse Batman, difere do original dos anos 30 e consequentemente do de Tim Burton, por não ser uma figura quase mística e monossilábica, e sim, um detetive astuto que alia-se ao único policial confiavel na cidade, Jim Gordon, mas sem perder as sombras como aliadas e ser uma figura temida pelos criminosos. Mas a principal diferença é que apesar desse Batman usar de extrema violência contra seus inimigos, ele não é um justiceiro (matador) como o original de Bob Kane e o de Tim Burton.

Batman Begins conta a origem do personagem, sendo claramente baseado em Batman Ano Um de Frank Miller, onde mostra justamente os primeiros meses de ação do Morcego.



Batman Ano Um de Fank Miller



Batman Begins

O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller

Batman Begins



Em o Cavaleirto das Trevas, Nolan, com toda a liberdade do mundo e com muito dinheiro foi ainda mais longe, desta vez ele nao se predeu a nehuma revista em especial, e sim, fez uma traducao total do atual Batman, ou seja, fez tudo o que os fans queria ja la no filme de Tim Burton. O Cavaleiro das Trevas fez um enorme sucesso em todo o mundo, ainda fez sucesso tambem com a critica, que ainda reluta para elogiar um filme baseado em Hq.

Nolan, fez uma coisa que talvez somente os fans do Batman perceberam, o batman dos quadrinhos possui o olho branco, no filme, dentro de um contesto em que o homem-morcego usa sensores de ondas de celular para enxergar alem das paredes, esses sensores ficam sobre os olhos do heroi e sao brancos. Outra citacao que como narrativa nada se parece, mas como imagem referencia nitidamente 'e a cena do interrogatorio do Batman sobre o Curinga, ambos cara-a-cara.


A Piada Mortal de Alan Moore

O Cavaleiro das Trevas

Traduzidos-Homem Aranha 1 e 2

Homem-Aranha
(Spider-man)
ano de lançamento ( EUA ) : 2002
direção: Sam Raimi
atores: Tobey Maguire , Willem Dafoe , Kirsten Dunst , James Franco , J.K. Simmons


duração: 02 hs 08 min
descrição
Após ser picado por uma aranha modificada geneticamente, um jovem órfão ganha incríveis poderes similares ao de uma aranha. Inicialmente ele busca apenas ganhar dinheiro com seus novos talentos, mas logo ele aprende que grandes poderes trazem grandes responsabilidades e resolve lutar contra o crime sob o uniforme do Homem-Aranha. Dirigido por Sam Raimi (O Dom da Premonição) e com Tobey Maguire, Willem Dafoe e Kirsten Dunst no elenco. Recebeu 2 indicações ao Oscar.




HOMEM ARANHA 2
(Spider-Man 2)
ano de lançamento ( EUA ) : 2004


direção: Sam Raimi
atores: Tobey Maguire , Kirsten Dunst , Elizabeth Banks , Bruce Campbell , Rosemary Harris
duração: 02 hs 07 min
sinopse
Após derrotar o Duende Verde a vida de Peter Parker (Tobey Maguire) muda por completo. Temendo que Mary Jane (Kirsten Dunst) sofra algum risco por ser ele o Homem-Aranha, Peter continua escondendo o amor que sente e se mantém longe dela. Ao mesmo tempo precisa lidar com Harry (James Franco), seu melhor amigo, cuja raiva pelo Homem-Aranha aumenta cada vez mais por considerá-lo como sendo o assassino de seu pai. Além disso sua tia May (Rosemary Harris) passa por uma fase difícil após a morte de seu tio Ben, estranhando também o comportamento do sobrinho. Enquanto precisa lidar com seus problemas particulares Peter recebe ainda uma má notícia: o surgimento do Dr. Octopus (Alfred Molina), um homem que possui tentáculos presos ao corpo.

O primeiro Homem-Aranha, foi um dos filmes mais esperados pelos fans de quadrinhos e também um dos mais difíceis a ser realizado, mais de 10 anos de idas e vindas foram necessárias para que o filme chegasse aos cinemas. Com a direção de Sam Haimi, Homem-Aranha chegou aos cinemas em 2001, já embalado com o sucesso do primeiro X-Men.

O personagem do cinema ficou quase idêntico ao das Hqs, seu uniforme foi mantido, talvez a parte mais difícil, pois eles tinham o mesmo problema que os realizadores de Superman, um uniforme muito colorido para vestir um homem adulto, só que Superman estava muito mais incutido no consciente das pessoas, enquanto o Homem-Aranha, apesar de sua popularidade estava longe da fama do homem de aço. Mas com as técnicas de computação gráfica avançadas foi possível criar esse Homem-Aranha vermelho e azul, mas real. No primeiro filme toda a origem do personagem é contada, desde sua picada pela tal aranha (no filme um pouco diferente dos quadrinhos, no primeiro tratava-se de uma mudança genética enquanto no segundo uma mudança radioativa) até a morte do tio Ben e a decisão de Peter Parker em se tornar o Homem-Aranha.




Homem-Aranha de 2001


Uma adaptação imperceptível para o público comum, mas notada pelos fans, foi a forma que Parker lança suas teias, nos quadrinhos ele criou um dispositivo que lançava, pois ele só produzia, já no filme as teias são lançadas naturalmente, pois ficaria inviável na linguagem "realista" do cinema esconder tal dispositivo sob o uniforme como nos desenhos, mas Reimi manteve a posição da mão de Peter, coisa que nos quadrinhos era para alcançar o botão do dispositivo.


Homem-Aranha de 2001



O filme foi um grande sucesso, agradando inclusive aos radicais fans do herói, a continuação era questão de tempo, e não foi muito.

Em 2004 é lançado Homem-Aranha 2, sem agora que contar a origem do herói, Raimi concentra-se na profundidade do personagem de Peter Parker, e sua relação com seu alter-ego Homem-Aranha. A história do filme é claramente baseada na minissérie criada por Stan Lee (criador do personagem), Spiderman no more (Homem-Aranha nunca mais) do final dos anos 60, onde Peter está em dúvida se realmente quer ser o Homem-Aranha, ou apenas viver uma vida "normal", essa dúvida faz com que ele "perca" seus poderes e fique livre para concentrar-se nos estudos e na sua namorada Mary Jane.

Mas paralelo a esses acontecimentos surge um dos principais inimigos do Aranha, Dr. Octopus (no filme interpretado por Alfred Molina), cientista, que enlouquece após experimento mal sucedido e morte da mulher, que possui 4 "braços" de metal indestrutível. Dr. Octpopus passa a assolar Nova York com assaltos, sequestros e destruição na mesma época que Peter deixa de ser super-herói, então esse peso cai nos ombros de Parker, que volta a possuir os poderes que ele mesmo havia relegado e sai em combate de Octopus.



Sucesso ainda maior que o primeiro, Homem-Aranha 2 consolidou definitivamente o "gênero" nos cinemas, teve uma sequência inferior aos dois primeiros em 2006, coisa que com certeza não tira todo o brilho desse personagem, já há muito famoso no mundo dos quadrinhos, e agora um personagem chave dos super-heróis nos cinemas.



Pagina da Hq Spiderman no more de Stan Lee
Homem-Aranha 2 de 2004

Traduzidos-X-Men

X-Men - O Filme
(X-Men)
ano de lançamento ( EUA ) : 2000
direção: Bryan Singer
atores: Patrick Stewart , Ian McKellen , Famke Janssen , James Marsden , Hugh Jackman
duração: 01 hs 45 min
descrição
Dirigido por Bryan Singer (Superman - O Retorno) e com Patrick Stewart, Hugh Jackman, Anna Paquin e Ian McKellen no elenco.

X-Men de Bryan Singer foi lançado em uma época em que as adaptações de Hqs para o cinema parecia estar definitivamente enterrada, principalmente com o gigantesco (e merecido) fracasso de Batman & Robin de Joel Schumacher. Os X-Men de singer visualmente pouco se assemelha aos dos quadrinhos, no filme o conflito maior esta no preconceito com as minorias, dando uma verdade a existência dos mutantes.

Tentar manter a realidade foi a maneira que Singer viu para seu filme ser aceito, o que deu certo, não só com o publico comum, mas também entre os fans, apesar de varias mudanças, tanto no visual como na origem de alguns personagens.

O filme transformou Hugh Jackman em astro e a face definitiva de Wolverine no cinema, apesar da diferente altura e atitude mais amena de seu personagem.


Os X-Men dos quadrinhos e os do cinema




Os X-Men entrando em ação nos quadrinhos.



Os X-Men entrando em ação no cinema.

Traduzidos-Batman


BATMAN
(Batman)
ano de lançamento ( EUA ) : 1989
direção: Tim Burton
atores: Michael Keaton , Jack Nicholson , Robert Wuhl , Pat Hingle , Billy Dee Williams
duração: 02 hs 06 min
sinopse
Em Gotham City, um milionário (Michael Keaton), que quando jovem teve os pais assassinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego. Mas o vilão Curinga (Jack Nicholson) decide dominar a cidade e se torna um grande desafio para o super-herói

A década de 80, do século passado, foi uma muito importante para as histórias em quadrinhos, artistas como Frank Miller e Alan Moore elevaram as Hqs ao nível de arte. Frank Miller obteve um grande destaque remontando o personagem Batman com as publicações de O Cavaleiro das Trevas e Batman - Ano Um. Toda a imagem cômica e inocente do Batman da TV foi apagada com essas publicações de Miller e a nova geração começou a conhecer um novo Batman. Na mesma época foi publicado uma revista de luxo com história de Alan Moore de nome A Piada Mortal, nela é traçado um paralelo entre a relação conturbada entre Batman e o Curinga e a origem trágica do último. Com o anúncio da estreia do filme, Batman, para o verão de 1989 (EUA), as expectativas de como seria esse Batman tomou conta dos fans ao redor de todo mundo.


Qual Batman vai aparecer no filme? perguntavam-se os fans. Será o Batman da série de TV, cômico, incorruptível e inocente, ou o Batman de Miller e Moore, violento, perturbado e inescrupuloso. Lógico que os fans queriam a segunda opção, mas ficaram preocupados quando Michael Keaton, um ator de comédia, foi contratado para o papel principal, junto com Jack Nicholson para fazer o Curinga.


Tim Burton surpreendeu a todos ao entregar o seu Batman, onde não era um Batman cômico como o da TV, nem parecido com o Batman dos quadrinhos dos anos 80. Batman de Tim Burton, é na verdade um resgate das primeiras histórias de batman escritas e desenhadas por Bob Kane no final da década de 30. Esse Batman de Kane era um personagem sombrio, de poucas palavras e sobre tudo um fora-da-lei.


Na década de trinta, Bob Kane, criou um personagem sombrio usando cores, utilizou o azul e o cinza para desenhar o uniforme do herói, mas temos que ter conciencia que era início do século 20, e que as cores nas "mídias" não eram tão comuns como hoje, então os artistas as usavam para atrair o público pouco acostumado com esse mundo colorido da fantasia, mas trava-se de um desenho e Kane podia através da luz transformar o uniforme colorido do personagem em quase negro. Nas suas primeiras aventuras, Batman lutava contra gangsters, mas logo teve início o surgimento dos "super-vilões". Foi na primeira revista independente de Batman que o maior inimigo do personagem surgiu, o Curinga.


Tim Burton queria dar aquele clima das primeiras histórias de Batman, mas é cinema e não desenho, então algumas mudanças deveriam ser feitas, primeiro foi o uniforme que ficou definitivamente negro, outra foi o ambiente, Burton queria retratar a época dos gangsters mas sem afastar-se muito da nova realidade vivida nos anos 80, então ele criou uma Ghotan City atemporal, com uma arquitetura gótica futurista em uma maravilhosa direção de arte, que rendeu o Academy Awards de 1990. O personagem do Curinga de Jack Nicholson também foi retratado como o primeiro curinga, uma mistura de palhaço sádico com gangster.


Batman de Tim Burton, apesar de não agradar muito aos fans, que queriam o Batman de Miller ou Moore nas telas, obteve um sucesso gigantesco, teve início uma nova "bat-mania", onde tudo o que poderia comercializar-se com a cara do Batman ou do Curinga foi feito, o filme inaugurou o termo franquia na indústria cinematográfica norte-americana.


Primeira publicacao de Batman em 1939

Batman de 1989

Batman no. 1 de 1940




Batman de 1989

Traduzidos - Superman


Superman-O Filme
(Superman)
ano de lançamento ( EUA ) : 1978
direção: Richard Donner
atores: Marlon Brando , Gene Hackman , Ned Beatty , Jackie Cooper , Glenn Ford
duração: 02 hs 24 min
sinopse:
Jor-El (Marlon Brando), um renomado cientista, prevê a destruição do seu planeta e alerta o governo, que não lhe dá credito. Assim, decide salvar seu filho, mandando-o para a Terra, onde terá super poderes. Na Terra, ele usa o nome de Clark Kent (Christopher Reeve) e já adulto e trabalhando como repórter em um jornal, não demonstra ter super poderes. Mas quando uma situação inesperada põe em risco a vida de Lois Lane (Margot Kidder), uma colega de trabalho, ele obrigado a se revelar para o público, ficando conhecido popularmente como Superman. Descontente com o surgimento de um super-herói na cidade, Lex Luthor (Gene Hackman), um gênio do mal, o obriga a se desdobrar para evitar a morte de milhões de pessoas.

Lançado em 1978, Superman, foi o primeiro filme "sério" baseado em uma história em quadrinhos, sua realização foi concebida graças ao produtor Alexander Salkind, que não mediu esforços para que Superman fosse realizado.

Esse filme teria que ser o mais realista e sério possível, claro que sem esquecer que tratava-se de um super-herói. As primeiras medidas dos realizadores para dar credibilidade ao projeto foi contratar dois atores respeitados da época, um foi o ícone Marlon Brando, que interpreta Jor-El, o pai de Superman, o outro foi Gene Hackman para o papel do vilão Lex Luthor. Os melhores profissionais de efeitos especiais também foram contratados, afinal Superman precisava voar.
Superman de 1976


Com a direção de Richard Donner, o filme passa sua primeira hora de exibição contando a origem do personagem, idêntica a criada por Jerry Siegel e Joe Shuster, e publicada pela Action Comics em 1938. Foi mantida toda a mitologia que envolve Superman e também todas as suas características como sua capacidade de voar, sua força, seu corpo indestrutível, a visão raio-x e de calor, mas, principalmente, o seu caráter inabalável e sua inoscência.

Superman tornou-se um ícone POP norte americano, e fez com que as pessoas olhassem para aquele homem adulto, com uma fantasia azul e vermelha, sem parecer ridículo, e mais, acreditando que realmente ele era o Superman e fazia todas aquelas coisas espetaculares, lembrando que foi feito da década de 70 e a computação gráfica ainda era um "embrião".

Superman-O Filme será sempre obrigatório para aqueles que gostam de adaptações de personagens de história em quadrinhos, não por ser o primeiro, mas por ser o único a mostrar com dignidade o primeiro super-herói das Hqs.
Superman de 1976

ADAPTAÇÕES-TRADUZIDOS


“Traduzir" um personagem de revistas em quadrinhos para o cinema “live acation” sempre foi um grande desafio, pois as revistas de super-heróis, por exemplo, retratam um mundo mesclado de realidade e fantasia que quando passados para o cinema com atores pode tornar-se escapista e ridícula, então os cineastas sempre tendem a dar um maior realismo possível, tentando fazer com que o espectador acredite no que esta vendo e não duvide da celebre frase de lançamento de Superman em 1978: “O Homem pode voar”.



Ao traduzir os personagens, os realizadores fazem uma grande mescla de suas características principais durante os anos e as preservam na sua essência, onde tanto os conhecedores do personagem irão identificar-se com ele, como o publico não leitor ira conhecer e simpatizar com esse personagem. Esse tipo de adaptação, na maioria das vezes, é de Hqs de super-heróis, que possuem uma mitologia extensa, muitos com mais de 60 anos de existência e diversos artistas durante esse período que deram cada um a sua visão do personagem.


Análise de alguns filmes baseados dessa forma:

Superman-O Filme (1978)
Batman (1989)
X-Men (2000)
Homem-Aranha 1 e 2 (2001-4)
Batman Begins (2005) / O Cavaleiro das Trevas (2008)

ADAPTAÇÕES



Apesar de todas as semelhanças e trocas de influencias, não houve muito no século XX o uso personagens dos quadrinhos no cinema “live action”.



As obras cinematográficas baseadas em historias em quadrinhos no seculo XX teve seu inicio na década de 30, a maioria era em forma de seriados de 15 minutos por episódios que passavam antes do filme principal, geralmente eram produções baratas e com um formato de historias de detetives, onde no final de cada episódio o “herói” encontrava-se em uma situação de grande risco que só era finalizada no episódio seguinte. Esses seriados tinham grande popularidade entre as crianças até o final da década de 50, onde houve o grande “caça as bruxas” as Hqs e consequentemente o final dessas produções.


Cenas do seriado para o cinema de Batman de 1941






Foi em 1977 com o lançamento de Guerra nas Estrelas de George Lucas, que os olhos dos produtores voltaram-se para os filmes baseados em quadrinhos e super-heróis, apesar de Guerra nas Estrelas não ser literalmente baseado em quadrinhos, toda a linguagem do filme vem dos quadrinhos. No ano seguinte estreou primeiro filme sério baseado em um personagem de quadrinhos, Superman de Richard Donner, com um elenco de peso, o filme foi um sucesso extremo, tornando Christopher Reeve um astro e a face definitiva do homem de aço. Após Superman parecia que o caminho estava aberto para a adaptações de quadrinhos no cinema, mas não aconteceu, a década de 80 foi dominada pelo cinema “brucutu” e Superman teve 3 continuações sofríveis. Somente em 1989 após varias idas e vindas, foi lançado Batman de Tim Burton, o filme foi um mega sucesso, inaugurando o termo franquia no cinema e transformou o já então astro Jack Nicholson, no ator mais bem pago por um filme na historia do cinema mundial. Mas apesar do sucesso de Batman os filmes baseados em Hq não decolaram, tendo a década de 90 alguns filmes, mas a maioria muito longe do esperado.

No de 2000 foi lançado X-men, esse filme impulsionou mais uma vez o cinema baseado em quadrinhos e super-heróis. Esse impulso provocado por X-nem de Brian Synger, esta perdurando por toda a década e os filmes baseados em historias em quadrinhos são os filões do momento, com orçamentos milionários e arrecadações bilionárias.

Esse novo “gênero” consiste em varias maneiras de adaptação, cada uma condizendo com o tipo de Hq, publico alvo e dificuldades de adaptação.







Tipos de Adaptações



Em uma adaptacao existem os filmes "traduzidos", que levam para os cinemas uma historia ou um personagem dos quadrinhos de forma nao litaral a fim de dar maior realismo ao filme.


Existem os que "imitam" as paginas dos quadrinhos, utilizando-se de recursos de montagem e/ou fotografia para dar a sensacao ao espectador que ele esta vendo exatamente algo que veio de uma revista em quadrinhos.


Por ultimo os que "transcrevem" literalmente o que esta nos quadrinhos para o cinema, utilizando a propria revista como roteiro e storyboard.

Pesquisar este blog