Felipe Muanis
O Cinema e as Historias em Quadrinhos nasceram praticamente na mesma época, no final do século XIX, desde esse inicio as duas formas de artes trocavam influências, pois possuíam muitas semelhanças, onde ambas eram "artes" de massa e contavam uma história em uma sequência de imagens para formar uma ação, acrescida ou não de um diálogo, se pensarmos que o cinema nada mais é que varias imagens em sequência, projetadas em tal velocidade que os olhos humanos as vem em movimento, a semelhança é ainda mais evidente. Mas foi nos anos 20 do século passado que os quadrinhos e o cinema ficaram ainda mais próximos em termos de narrativas com a introdução do termo “Arte Sequencial” por Will Eisner e seu trabalho na composição das Hqs que tornou-se referencia, não só para os artistas de quadrinhos, mas também para os cineastas.
Eisner usou, para descrever e ensinar o seu método, termos cinematográficos, como, planos, enquadramentos, iluminação, interpretação e outros. Após esses trabalhos, a hibridização entre cinema e quadrinhos ficou muito evidente, cineastas como Alfred Hitchcock, Akira Kurosawa, Orson Welles e Frederico Felini utilizavam de imagens desenhadas em quadrinhos para pré-visualizar a ação em seus filmes, técnica, hoje, muito usada e chamada de Storyboards.
Cada quadro de uma revista em quadrinhos pode representar o plano da tela de cinema, onde cada plano pode ser, tanto nos quadrinhos, quanto no cinema, uma parte de um todo de uma ação. Nesses planos temos o enquadramento, a iluminação, o cenário, o figurino, os personagens, os diálogos e os demais elementos que constituem a cena.
Cena do filme Psicose de Alfred Hitchcock - Cena do chuveiro