(Spider-man)
ano de lançamento ( EUA ) : 2002
direção: Sam Raimi
atores: Tobey Maguire , Willem Dafoe , Kirsten Dunst , James Franco , J.K. Simmons
duração: 02 hs 08 min
descrição
Após ser picado por uma aranha modificada geneticamente, um jovem órfão ganha incríveis poderes similares ao de uma aranha. Inicialmente ele busca apenas ganhar dinheiro com seus novos talentos, mas logo ele aprende que grandes poderes trazem grandes responsabilidades e resolve lutar contra o crime sob o uniforme do Homem-Aranha. Dirigido por Sam Raimi (O Dom da Premonição) e com Tobey Maguire, Willem Dafoe e Kirsten Dunst no elenco. Recebeu 2 indicações ao Oscar.
HOMEM ARANHA 2
(Spider-Man 2)
ano de lançamento ( EUA ) : 2004
direção: Sam Raimi
atores: Tobey Maguire , Kirsten Dunst , Elizabeth Banks , Bruce Campbell , Rosemary Harris
duração: 02 hs 07 min
sinopse
Após derrotar o Duende Verde a vida de Peter Parker (Tobey Maguire) muda por completo. Temendo que Mary Jane (Kirsten Dunst) sofra algum risco por ser ele o Homem-Aranha, Peter continua escondendo o amor que sente e se mantém longe dela. Ao mesmo tempo precisa lidar com Harry (James Franco), seu melhor amigo, cuja raiva pelo Homem-Aranha aumenta cada vez mais por considerá-lo como sendo o assassino de seu pai. Além disso sua tia May (Rosemary Harris) passa por uma fase difícil após a morte de seu tio Ben, estranhando também o comportamento do sobrinho. Enquanto precisa lidar com seus problemas particulares Peter recebe ainda uma má notícia: o surgimento do Dr. Octopus (Alfred Molina), um homem que possui tentáculos presos ao corpo.
O primeiro Homem-Aranha, foi um dos filmes mais esperados pelos fans de quadrinhos e também um dos mais difíceis a ser realizado, mais de 10 anos de idas e vindas foram necessárias para que o filme chegasse aos cinemas. Com a direção de Sam Haimi, Homem-Aranha chegou aos cinemas em 2001, já embalado com o sucesso do primeiro X-Men.
O personagem do cinema ficou quase idêntico ao das Hqs, seu uniforme foi mantido, talvez a parte mais difícil, pois eles tinham o mesmo problema que os realizadores de Superman, um uniforme muito colorido para vestir um homem adulto, só que Superman estava muito mais incutido no consciente das pessoas, enquanto o Homem-Aranha, apesar de sua popularidade estava longe da fama do homem de aço. Mas com as técnicas de computação gráfica avançadas foi possível criar esse Homem-Aranha vermelho e azul, mas real. No primeiro filme toda a origem do personagem é contada, desde sua picada pela tal aranha (no filme um pouco diferente dos quadrinhos, no primeiro tratava-se de uma mudança genética enquanto no segundo uma mudança radioativa) até a morte do tio Ben e a decisão de Peter Parker em se tornar o Homem-Aranha.
Homem-Aranha de 2001
Uma adaptação imperceptível para o público comum, mas notada pelos fans, foi a forma que Parker lança suas teias, nos quadrinhos ele criou um dispositivo que lançava, pois ele só produzia, já no filme as teias são lançadas naturalmente, pois ficaria inviável na linguagem "realista" do cinema esconder tal dispositivo sob o uniforme como nos desenhos, mas Reimi manteve a posição da mão de Peter, coisa que nos quadrinhos era para alcançar o botão do dispositivo.
Homem-Aranha de 2001
O filme foi um grande sucesso, agradando inclusive aos radicais fans do herói, a continuação era questão de tempo, e não foi muito.
Em 2004 é lançado Homem-Aranha 2, sem agora que contar a origem do herói, Raimi concentra-se na profundidade do personagem de Peter Parker, e sua relação com seu alter-ego Homem-Aranha. A história do filme é claramente baseada na minissérie criada por Stan Lee (criador do personagem), Spiderman no more (Homem-Aranha nunca mais) do final dos anos 60, onde Peter está em dúvida se realmente quer ser o Homem-Aranha, ou apenas viver uma vida "normal", essa dúvida faz com que ele "perca" seus poderes e fique livre para concentrar-se nos estudos e na sua namorada Mary Jane.
Mas paralelo a esses acontecimentos surge um dos principais inimigos do Aranha, Dr. Octopus (no filme interpretado por Alfred Molina), cientista, que enlouquece após experimento mal sucedido e morte da mulher, que possui 4 "braços" de metal indestrutível. Dr. Octpopus passa a assolar Nova York com assaltos, sequestros e destruição na mesma época que Peter deixa de ser super-herói, então esse peso cai nos ombros de Parker, que volta a possuir os poderes que ele mesmo havia relegado e sai em combate de Octopus.
Sucesso ainda maior que o primeiro, Homem-Aranha 2 consolidou definitivamente o "gênero" nos cinemas, teve uma sequência inferior aos dois primeiros em 2006, coisa que com certeza não tira todo o brilho desse personagem, já há muito famoso no mundo dos quadrinhos, e agora um personagem chave dos super-heróis nos cinemas.
Pagina da Hq Spiderman no more de Stan Lee
Homem-Aranha 2 de 2004