ADAPTAÇÕES



Apesar de todas as semelhanças e trocas de influencias, não houve muito no século XX o uso personagens dos quadrinhos no cinema “live action”.



As obras cinematográficas baseadas em historias em quadrinhos no seculo XX teve seu inicio na década de 30, a maioria era em forma de seriados de 15 minutos por episódios que passavam antes do filme principal, geralmente eram produções baratas e com um formato de historias de detetives, onde no final de cada episódio o “herói” encontrava-se em uma situação de grande risco que só era finalizada no episódio seguinte. Esses seriados tinham grande popularidade entre as crianças até o final da década de 50, onde houve o grande “caça as bruxas” as Hqs e consequentemente o final dessas produções.


Cenas do seriado para o cinema de Batman de 1941






Foi em 1977 com o lançamento de Guerra nas Estrelas de George Lucas, que os olhos dos produtores voltaram-se para os filmes baseados em quadrinhos e super-heróis, apesar de Guerra nas Estrelas não ser literalmente baseado em quadrinhos, toda a linguagem do filme vem dos quadrinhos. No ano seguinte estreou primeiro filme sério baseado em um personagem de quadrinhos, Superman de Richard Donner, com um elenco de peso, o filme foi um sucesso extremo, tornando Christopher Reeve um astro e a face definitiva do homem de aço. Após Superman parecia que o caminho estava aberto para a adaptações de quadrinhos no cinema, mas não aconteceu, a década de 80 foi dominada pelo cinema “brucutu” e Superman teve 3 continuações sofríveis. Somente em 1989 após varias idas e vindas, foi lançado Batman de Tim Burton, o filme foi um mega sucesso, inaugurando o termo franquia no cinema e transformou o já então astro Jack Nicholson, no ator mais bem pago por um filme na historia do cinema mundial. Mas apesar do sucesso de Batman os filmes baseados em Hq não decolaram, tendo a década de 90 alguns filmes, mas a maioria muito longe do esperado.

No de 2000 foi lançado X-men, esse filme impulsionou mais uma vez o cinema baseado em quadrinhos e super-heróis. Esse impulso provocado por X-nem de Brian Synger, esta perdurando por toda a década e os filmes baseados em historias em quadrinhos são os filões do momento, com orçamentos milionários e arrecadações bilionárias.

Esse novo “gênero” consiste em varias maneiras de adaptação, cada uma condizendo com o tipo de Hq, publico alvo e dificuldades de adaptação.







Tipos de Adaptações



Em uma adaptacao existem os filmes "traduzidos", que levam para os cinemas uma historia ou um personagem dos quadrinhos de forma nao litaral a fim de dar maior realismo ao filme.


Existem os que "imitam" as paginas dos quadrinhos, utilizando-se de recursos de montagem e/ou fotografia para dar a sensacao ao espectador que ele esta vendo exatamente algo que veio de uma revista em quadrinhos.


Por ultimo os que "transcrevem" literalmente o que esta nos quadrinhos para o cinema, utilizando a propria revista como roteiro e storyboard.

Pesquisar este blog