Mesmo com toda a semelhança existente entre cinema e Hq, varias diferenças também são encontradas, Eisner baseou-se a sua Arte Sequencial no cinema, mas enumerou varias diferenças que implicavam algumas em vantagem e outra em vantagem para os quadrinhos.
Uma grande diferença é a disposição da imagem, na revista em quadrinhos como o próprio nome diz, as cenas são dispostas em vários quadros que podem possuir diferentes tamanhos e formatos, dependendo da ação e dramaticidade que o artista quer dar a cena. No cinema cada quadro
Uma grande diferença é a disposição da imagem, na revista em quadrinhos como o próprio nome diz, as cenas são dispostas em vários quadros que podem possuir diferentes tamanhos e formatos, dependendo da ação e dramaticidade que o artista quer dar a cena. No cinema cada quadro
desse representa um plano onde ocorre a ação, onde o espectador só pode visualizar um plano por vez
. Então o leitor de quadrinhos possui total poder sobre a leitura podendo ir e voltar através dos quadros, enquanto o espectador do filme fica a mercê do tempo do filme (considerando o espectador de cinema).
Essa diferença de exposição das cenas também, como já citado, acarreta na diferença de tempo, se um filme tem 120 minutos será esse o seu tempo exato. Enquanto que uma revista em quadrinhos o leitor determina o seu tempo de leitura, podendo variar com a forma da leitura e interpretação das imagens de cada um.
Essa diferença de exposição das cenas também, como já citado, acarreta na diferença de tempo, se um filme tem 120 minutos será esse o seu tempo exato. Enquanto que uma revista em quadrinhos o leitor determina o seu tempo de leitura, podendo variar com a forma da leitura e interpretação das imagens de cada um.
Fazer um comparativo de quanto tempo leva-se para ler o trecho de Watchmen e quanto tempo leva para mostrar a mesma ação de forma cinematográfica.
A maior diferença, que dificultou que as historias em quadrinhos tornassem filmes, é que as Hqs são desenhos enquanto o cinema tenta retratar a realidade. Essa diferença faz com que a adaptação torne-se um desafio enorme, pois o desenho “aceita” tudo, enquanto
que a câmara tenta captar a realidade, onde a realidade contida e séria de um desenho pode virar uma realidade exagerada e cômica no cinema.